26/10/2019
Semana do Meio Ambiente é encerrada com plantio de mais de 150 espécies no Bosque Municipal Semana do Meio Ambiente é encerrada com plantio de mais de 150 espécies no Bosque Municipal

Com o objetivo de conscientizar alunos, professores e funcionários acerca do seu importante papel na preservação do meio ambiente a Prefeitura de Pocinhos, por meio da Secretaria de Agricultura realizou de 21 à 25 de outubro, a Semana Municipal do Meio Ambiente. Foram realizados palestras e workshops nas escolas da rede municipal de ensino.

Depois de uma semana intensa de palestras, discussão de ideias e projetos, além do plantio de mudas de plantas em vários locais, o encerramento se deu nesta sexta-feira (25) com mais uma palestra realizada para os alunos da Creche Irmã Santana e do anexo Elizete Pereira. Ao final, grande número de alunos, professores e autoridades, participou do plantio de mais de 150 mudas de diversas espécie de plantas no Bosque Municipal, localizado no antigo Ipase

Participaram do encerramento do evento o Prefeito Cláudio Chaves, os secretários Joelma Magali, Júlio Cezar, Henrique Oliveira, Emmanoel dos Santos, Alessandro Brito, Lúcia Queiroz, George Brito, Roseane Costa, os vereadores Monica Lígia e Floripes dos Santos, além dos diretores Coronel Hilton Guimarães, Graças Melo, Aurizete Sales, Erica Herculano, Edicleide Guimarães, Rosilma Marinho, Vera Mendonça, Fábia Tavares, Josiane Tavares, Ronaldo Virginio.

Diversos órgãos também se fizeram representar.  O Conselho Municipal Sustentável foi representado pelo seu presidente Sr. Sérgio, Janaína Silva representou a Associação de Cabeça do Boi, o Grupo de Folclore Sisais se fez presente através dos seus diretores Wando e Erivelton, o Hospital de Pocinhos esteve presente através de sua diretora Branca Leal, a senhora Regina Andrade esteve presente na condição de coordenadora da Saúde. Diversos coordenadores, professores funcionários das escolas municipais também prestigiaram o evento.

Em sua fala, o prefeito ressaltou o compromisso da gestão em agir de diversas maneiras, principalmente através da Secretaria de Agricultura, para o cuidado e preservação do meio ambiente, inclusive através de programas que fortalecem a economia sustentável e o pequeno agricultor. “Seguimos atuando em favor da preservação do meio ambiente e da valorização do pequeno agricultor”, frisou.

Foram palestrantes durante os cinco dias de realização da Semana do Meio Ambiente Pedro Aprígio da Associação Oito Verde da cidade de Boqueirão, Professor Cartaxo, da Embrapa Algodão de Campina Grande, Thaise Almeida, da equipe da equipe municipal, o Secretário adjunto de Agricultura Henrique Melo e o Professor Renan Luciano Ferraz, da UEPB.

Para o Clodomiro Cândido, Secretário de Agricultura, Pocinhos dá uma lição de como se construir uma discussão sólida, com iniciativas práticas de valorização e ação transformadora do meio ambiente.

Já o Secretário adjunto de Agricultura Henrique Melo, fez questão de falar da importância da criação do Bosque Municipal, que teve início nessa sexta com a plantação de mais de 150 espécies de plantas. Para ele, a iniciativa transformará o local em um ‘pulmão de Pocinhos’. “Tenho convicção de que as futuras gerações se alegrarão com essa iniciativa de agora. As crianças que participaram desse primeiro momento serão com certeza os maiores cuidadores para que esse bosque seja valorizado, cuidado e se torne o pulmão de Pocinhos”, ponderou.