Secretaria de Educação

Secretária Executiva de Educação
SILVANA CAVALCANTI LEAL

E-mail: sclmorais@gmail.com

Telefone: (83) 9301-3179

Nasceu em Pocinhos em 1980. É formada em Pedagogia com habilitação em Supervisão Educacional pela Univeridade Estadual da Paraíba (UEPB). Especialista em Educação Inclusiva pela FIP e em Coordenação Pedagógica pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba).

 

Secretária Adjunta de Educação

MARIA OLINDINA ALCOFORADO DE OLIVEIRA

E-mail: o_ody@hotmail.com

Nasceu em Areial em 1952. É formada em Pedagogia pela UEPB. Especialista em Psicopedagogia pela UEPB. Mestranda em Formação Educacional, Interdisciplinaridade e Subjetividade pela UNASUR.


Apresentação
A missão da Secretaria Municipal de Educação de Pocinhos é ser um agente ativo de desenvolvimento local, assegurando às crianças, jovens e adultos do Sistema Municipal de Ensino de Pocinhos, educação de qualidade. Garantindo a excelência pela qualidade, a democratização de oportunidades sócio-educativas, plural na promoção do respeito à diversidade e ética em sua responsabilidade de formação de valores para uma educação cidadã, solidária e socialmente inclusiva.

Finalidade
Educação de qualidade, garantindo o acesso e visando assegurar a permanência bem sucedida dos alunos na escola.

Visão de futuro da Educação
Educação pública municipal de qualidade e integrada às comunidades locais, garantindo o acesso, a permanência e o sucesso dos alunos, promovendo a reparação das desigualdades raciais e de gênero, valorizando a cultura e a diversidade, acolhendo as pessoas com deficiência e contribuindo para uma sólida formação ética e cidadã.


Metas
1 -Estabelecer como foco a aprendizagem, apontando resultados concretos a atingir;
2 - Alfabetizar as crianças até, no máximo, os oito anos de idade, aferindo os resultados por exame periódico específico;
3 - Acompanhar cada aluno da rede individualmente, mediante registro da sua frequência e do seu desempenho em avaliações, que devem ser realizadas periodicamente;
4 - Combater a repetência, dadas às especificidades de cada rede, pela adoção de práticas como aulas de reforço no contraturno, estudos de recuperação e progressão parcial;
5 - Combater a evasão pelo acompanhamento individual das razões da não-frequência do educando e sua superação;
6 - Matricular o aluno na escola mais próxima da sua residência;
7 - Ampliar as possibilidades de permanência do educando sob responsabilidade da escola para além da jornada regular;
8 - Valorizar a formação ética, artística e a educação física;
9 -Garantir o acesso e permanência das pessoas com necessidades educacionais especiais nas classes comuns do ensino regular, fortalecendo a inclusão educacional nas escolas públicas;
10 -Promover a educação infantil;
11 -Manter programa de alfabetização de jovens e adultos;
12 - Instituir programa próprio ou em regime de colaboração para formação inicial e continuada de profissionais da educação;
13 - Envolver todos os professores na discussão e elaboração do projeto político pedagógico, respeitadas as especificidades de cada escola;
14 - Incorporar ao núcleo gestor da escola coordenadores pedagógicos que acompanhem as dificuldades enfrentadas pelo professor e alunos;
15 - Divulgar na escola e na comunidade os dados relativos à área da educação, com ênfase no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB, referido no art. 3o;
16 - Acompanhar e avaliar, com participação da comunidade e do Conselho de Educação, as políticas públicas na área de educação e garantir condições, sobretudo institucionais, de continuidade das ações efetivas, preservando a memória daquelas realizadas;
17 - Zelar pela transparência da gestão pública na área da educação, garantindo o funcionamento efetivo, autônomo e articulado dos conselhos de controle social;
18 - Promover a gestão participativa e colaborativa na rede de ensino;
19 - Integrar os programas da área da educação com os de outras áreas como saúde, esporte, assistência social, cultura, dentre outras, com vista ao fortalecimento da identidade do educando com sua escola;
20 - Fomentar e apoiar os conselhos escolares, envolvendo as famílias dos educandos, com as atribuições, dentre outras, de zelar pela manutenção da escola e pelo monitoramento das ações e consecução das metas do compromisso;
21 - Transformar a escola num espaço comunitário e manter ou recuperar aqueles espaços e equipamentos públicos da cidade que possam ser utilizados pela comunidade escolar;
22 - Firmar parcerias externas à comunidade escolar, visando a melhoria da infra-estrutura da escola ou a promoção de projetos socioculturais e ações educativas;
23 - Organizar um comitê local do compromisso, com representantes das associações de empresários, trabalhadores, sociedade civil, Ministério Público, Conselho Tutelar e dirigentes do sistema educacional público, encarregado da mobilização da sociedade e do acompanhamento das metas de evolução do IDEB.

ENDEREÇO:
Secretaria Municipal de Educação
Horário de atendimento: 07 às 17 horas.
Rua Cônego João Coutinho nº 19 - Centro - CEP: 58.150-000
Pocinhos-PB
Fone: (83) 3384-1082
E-MAIL: seceduc@gmail.com




 

 



 
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