A Prefeitura Municipal de Pocinhos realizou nesta terça-feira (26) o pagamento do programa Previne Brasil, referente ao segundo quadrimestre (junho, julho, agosto e setembro). A bonificação destinada aos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) é mais um incentivo e um reconhecimento do trabalho que vem trabalhando em cima das metas pactuadas pelo Ministério da Saúde.
A prefeita Eliane Galdino destacou que os profissionais são merecedores da bonificação do programa e enalteceu o trabalho prestado por todos na assistência à saúde dos pocinhenses. “Todos estes trabalhadores têm esforço e dedicação em cuidar da saúde do nosso povo e esta é uma bonificação mais do que merecida.”
A secretária municipal de saúde, Katiane Queiroga disse que os trabalhadores que têm direito ao pagamento são os seguintes: enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem, odontólogos, auxiliares de saúde bucal, auxiliar de serviço, recepcionista e agentes comunitários de saúde e apoio da APS.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Previne Brasil veio para reestruturar a forma de enviar recursos aos municípios para investir nos cuidados básicos em Saúde. E busca incentivar os municípios a cadastrarem mais usuários nos postos de saúde do Brasil, ampliando o vínculo entre pacientes e equipes de saúde.
A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.
Comentários com o Facebook