Zé Vicente da Paraíba é o homenageado da 7ª edição do Sarau Poético Filhos do Nordeste, em Pocinhos

Zé Vicente da Paraíba é o homenageado da 7ª edição do Sarau Poético Filhos do Nordeste, em Pocinhos

Pocinhos sediará neste sábado (29) a VII edição do Sarau Poético Filhos do Nordeste, que acontece desde 2016 na cidade e homenageia poetas de destaque no cenário cultural nordestino, como é o caso dos homenageados das outras edições: Zé Laurentino (2016), Bismarck Martins (2017), Chico D’Assis (2018), Zé Adalberto (2019), Rosilene Melo (2021) e Chico Pedrosa (2022).

O homenageado deste ano é o poeta pocinhense Zé Vicente da Paraíba, que nasceu em Pocinhos no ano de 1922 e começou a tocar viola na adolescência, incentivado pelo pai, que o levava para assistir as cantorias de violeiros nas fazendas próximas a sua casa, tornou-se profissional nos anos de 1940, tocando ao lado dos Irmãos Batista e Pinto de Monteiro.

Em 1955, gravou o primeiro LP de cantoria. Foi o primeiro do gênero gravado no Brasil, pela extinta gravadora pernambucana. Na década de 1970 seus versos foram gravados por grandes artistas da MPB (Zé Ramalho, Alceu Valença, Marília Pêra, Ruy Maurity).

Em 2005 gravou seu primeiro CD intitulado “Zé Vicente da Paraíba, Viola e Amigos”, com um perfil inovador nesse gênero musical, onde misturou poesias com violas, coco com Hip Hop, banda de pífano, dando uma nova sonoridade à cantoria.

Figura lendária da tradicional cantoria paraibana e da cultura popular brasileira. “O velho cantador” permanece presente entre as novas gerações da viola como símbolo de grande representatividade artístico-cultural e exemplo de dom e talento.
Faleceu em 2008, na cidade de Bezerros-PE.

O evento contará ainda com a participação dos poetas Tiago Monteiro, de Pocinhos-PB, que lança o cordel “Zé Vicente da Paraíba, um cantador pocinhense”, Gorrión da Rabeca, de Itatuba-PB, Gabriel Diniz, de Pocinhos, Neto Ferreira, de Livramento, e os cantadores Rinaldo Cipriano e Auremir Caetano, de Solânea.

O sarau acontecerá no mercado público, com entrada gratuita e início a partir das 09h.

Comentários com o Facebook

Você também pode gostar de:

Comissão da cavalgada de Pocinhos faz doação de leite para o Hospital da FAP e Napoleão Laureano

Na manhã desta quarta-feira (26), a Comissão da